Buscar
  • A3 Construtora

Litoral Norte de São Paulo: o que a região tem de mais atrativo?


Sair da rotina é fundamental para ter uma vida pessoal (e profissional) saudável, pois um cotidiano muito programado e previsível é capaz de causar sensações como a de insatisfação, falta de ânimo para trabalhar e tristeza. Uma boa maneira de espairecer é conhecendo lugares novos e paradisíacos, como o Litoral Norte de São Paulo.


É claro que ter rotina é fundamental para a organização das atividades do dia a dia, no entanto, o descanso é igualmente importante, pois permite que a pessoa se renove e tenha mais qualidade de vida.


Dessa maneira, a fim de auxiliá-lo a encontrar lugares paradisíacos para desfrutar de seu merecido descanso, vamos apresentar os pontos mais atrativos do Litoral Norte de São Paulo. Acompanhe o post e confira!



Praia do Cedro


A Praia do Cedro, localizada na cidade de Ubatuba, é uma das mais preservadas e vazias do Litoral Norte de São Paulo. Isso se dá em razão do seu acesso, que pode ser feito somente por por embarcações ou pela Trilha das Sete Praias, que tem início tanto na Praia da Lagoinha como na Praia da Fortaleza.


Contudo, o esforço para ir à Praia do Cedro, sem dúvidas, vale a pena, pois ao chegar no local é possível encontrar uma praia pequena e selvagem, com piscinas naturais e um mar calmo de tom azul esverdeado e excelente para banho e mergulho livre com máscara e snorkel.


A praia conta com apenas um quiosque, que abre apenas nas épocas mais movimentadas e uma boa maneira de explorar a região é caminhando pela costa para passar o tempo e aproveitar ao máximo o passeio.



Praia de Paúba


A praia de Paúba, localizada na cidade de São Sebastião, é uma pequena praia, mas com beleza exuberante. Por não ser muito próxima da estrada, conta com natureza preservada e muitos coqueiros em sua orla.


Até mesmo durante os finais de semana Paúba costuma ser tranquila e ter menos frequentadores do que as outras praias da região, no entanto, como o local é pequeno, em feriados e no verão tal cenário pode mudar.



Praia do Félix


Um famoso ponto turístico de Ubatuba é a Praia do Félix, famosa praia de águas transparentes que atrai visitantes o ano inteiro, especialmente aqueles que gostam de praticar surfe e mergulho, pois o mar da região, que é calmo de um lado da praia e agitado do outro, permite a prática das duas atividades.


O lado direito é o mais indicado para as pessoas que desejam mergulhar entre os peixes ou consumir em quiosques. Já para os surfistas e para as pessoas que preferem uma praia mais tranquila e deserta, o canto esquerdo é o mais recomendado.


Apesar de contar com uma estrutura completa, a Praia do Félix ainda mantém a sua rusticidade e têm abricós em meio à sua areia branca e fina, que proporcionam uma sombra única aos visitantes que passam o dia no local.



Praia de Itamambuca


A Praia de Itamambuca, que está localizada a cerca de 12 quilômetros do centro de

Ubatuba, é famosa por ser palco de competições de surfe de nível internacional e nacional e, por essa razão, costuma atrair jovens frequentadores. A região é cercada pela Mata Atlântica e conta com natureza completamente preservada, inclusive com áreas restritas para visitação.


A branca faixa de areia da Praia de Itamambuca tem diversas barracas de comidas e bebidas, pois o local é bastante frequentado por turistas, sendo que o canto esquerdo é mais frequentado por famílias, enquanto o lado direito da praia conta com mais agitação.



Praia Martim de Sá


A praia Martim de Sá, na cidade de Caraguatatuba, é uma das mais movimentadas da região e se trata de um local com atividades para todo tipo de público, uma vez que conta com restaurantes, quiosques, passeios de escuna, serviços de aluguel de caiaque, banana boat, entre outras opções.


O norte da praia é mais adequada para banhistas e crianças que procuram por um mar mais calmo, enquanto do lado oposto o mar é de tombo e, portanto, mais frequentado pelos surfistas.



Praia de Puruba


A Praia de Puruba, que está localizada a cerca de 24 quilômetros do centro de Ubatuba, é o local mais indicado para as pessoas que pretendem relaxar e passar um dia tranquilo longe da agitação das grandes cidades.


A aventura já tem início para chegar até o local, pois para acessá-lo é preciso atravessar os rios Puruba e Quiririm — que se encontram para desaguar no mar e cercam a Praia de Puruba. No entanto, não é preciso se preocupar, pois existem os barqueiros da prefeitura que realizam a travessia gratuitamente e, ainda, os particulares que costumam cobrar uma pequena taxa.


A tranquila praia conta com uma longa faixa de areia branca, mar calmo e muita natureza, sendo que uma de suas principais atrações são os golfinhos que costumam nadar pelo local. Além disso, ainda é possível aproveitar a mata bem preservada da região para fazer pequenas trilhas e explorar todo o local.


Praia do Costa


A Praia do Costa está localizada na região sul de Ubatuba, entre as praias Brava do Sul e Vermelha do Sul, e tem fácil acesso por uma pequena trilha cheia de bambuzais que pode ser percorrida em aproximadamente 10 minutos.


Trata-se de uma praia tranquila e paradisíaca, semi deserta e com mar calmo, cristalino e ideal para banho. É um local pouco conhecido e, por isso, não conta com infraestrutura comercial, mas ao mesmo tempo até mesmo no verão conta com poucos frequentadores.



Ilhas paradisíacas


A cidade de Ubatuba não se resume somente às atrações e praias de sua costa, a região conta, ainda, com diversas ilhas paradisíacas que chamam a atenção, como a Ilha das Couves e a Ilha do Prumurim, na região norte da cidade, e a Ilha Anchieta e a Ilha da Maranduba, localizadas na região sul.


A Ilha Anchieta, por exemplo, além de ter lindas praias e trilhas pela Mata Atlântica, ainda é um dos principais atrativos históricos de Ubatuba e conta com um museu e com as ruínas do antigo presídio, que foi desativado em 1955.


Já na região de São Sebastião é possível avistar ilhotas de quase todas praias, sendo que uma das mais famosas são chamadas de “As Ilhas”, que apesar do nome plural se trata de apenas uma ilha que abriga duas praias intocadas e permite intenso contato com a natureza.


Somente o fato de precisar pegar um barco, escuna ou lancha para ter acesso às ilhas já é, por si só, um grande passeio, pois em alto mar muitas vezes é possível avistar tartarugas, golfinhos e outros animais marinhos.


Como vimos, no Litoral Norte de São Paulo é possível encontrar diversos locais paradisíacos, sendo que a cidade de Ubatuba conta com a maior parte das atrações, uma vez que a região conta com mais de 100 praias e mais de 10 ilhas. Além de suas belezas naturais,

Ubatuba ainda tem boa infraestrutura e economia equilibrada, o que torna a região o melhor lugar para se viver.


Se você se interessou sobre o tema, continue a visita no nosso blog e leia também o artigo Economia de Ubatuba: por que você deve investir aqui?!

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo