Buscar

Aprenda agora mesmo como investir em imóveis de aluguel para temporada

Atualizado: Abr 20


Imóveis sempre foram vistos como opções seguras de investimento. Até mesmo quem compra com a intenção de morada sabe a importância de fazer a escolha certa para que, no futuro, possa valer ainda mais.


Durante muito tempo, a pessoa que investia em imóveis pensava em duas possibilidades: revender, já contando com a valorização, ou alugar por prazo indeterminado. Porém, com o advento de novas plataformas de negócio, o aluguel para temporada também tem sido uma ótima opção para quem pretende investir.


Neste post, vamos discorrer sobre como investir em imóveis e quais cuidados devemos tomar na hora de fechar negócio. Confira!




Como investir em imóveis


O investimento em imóveis conta com algumas particularidades que devem ser observadas para que o negócio tenha sucesso. Nos tópicos a seguir, explicaremos melhor sobre o que levar em consideração para que a decisão seja um sucesso.


Não invista todo o seu dinheiro


Ainda há quem pense que só pessoas que contam com um grande capital inicial para comprar o bem à vista estão possibilitadas de investir em imóveis. Saiba que essa não é uma verdade!


Diversas construtoras oferecem maneiras flexíveis para pagamento do imóvel durante o período da obra, ou seja, você chega a ter até 36 meses para concretizar o investimento com parcelas que cabem no seu bolso.


Essa é uma ótima opção para começar a investir. Sendo assim, escolha um imóvel com condições de pagamento que caibam no seu bolso e realize um bom planejamento financeiro.


Avalie a possível valorização do imóvel


Você já deve ter ouvido que imóvel sempre valoriza, mas é importante ter cuidado com as generalizações. Não saia por aí comprando qualquer coisa que lhe oferecerem apenas com essa justificativa.


Para explicar melhor esse ponto, listamos algumas características que devem ser avaliadas para definir a valorização do investimento.


Localização


A localização é um fator fundamental na aquisição do imóvel. Por esse motivo, verifique se o trajeto diário pode ser feito por carro ou transporte público. Principalmente nos grandes centros, as pessoas buscam conforto, praticidade e facilidade na locomoção.


Além disso, não se esqueça de fazer uma ronda pelo bairro para ver se ele dispõe de itens básicos, como uma boa padaria, supermercado, comércio de rua, etc. Quanto mais bem servida for a região, mais valorizado o imóvel se tornará.


Avalie também a segurança local, observando como o bairro é visto pelas pessoas da redondeza, quais são os índices de assalto e qual a sensação de confiança que a localização passa.


Por fim, dependendo da cidade, colete informações a respeito de riscos de enchentes ou desabamentos. Cidades como São Paulo ou Blumenau sofrem anualmente com esse problema e muitas pessoas podem desistir da compra ou do aluguel por causa desse detalhe.


Condomínio


O condomínio também é de fundamental importância na hora da valorização do imóvel. Características como piscina e churrasqueira são desejadas por muitas pessoas. Por isso, quanto mais opções ele oferecer, mais atrativo será.

Além da área de lazer, não deixe de verificar as seguintes questões:

  • Vagas de garagem: observe quantas são disponibilizadas, se são cobertas, fixas, livres ou dividem espaço com outras unidades;

  • Portaria: veja se é 24 horas, presencial ou virtual e verifique o sistema de segurança do condomínio;

  • Andar: certifique-se de que andares baixos são mais baratos, justamente porque grande parte das pessoas gosta de morar no alto, dispor da vista e ter menos problemas com barulhos externos. Portanto, se você puder optar, avalie se a economia vale a pena.

Planta


Muita gente não presta atenção a esse detalhe, mas a disposição da planta do imóvel é de extrema relevância.


Para a análise correta, tenha em mente a que se destinará o bem. Por exemplo, se a ideia for alugar uma unidade localizada próximo a uma universidade, a chance ter estudantes como público-alvo é grande.


Portanto, não há necessidade de o imóvel contar com três quartos e três suítes, correto? Uma planta menor, com cozinha americana e ambientes integrados, geralmente, agrada mais as pessoas jovens que gostam de praticidade e receber os amigos.


Tamanho do imóvel


Os empreendimentos menores tornam-se, cada vez mais, uma realidade, principalmente nas grandes cidades. De fato, imóveis com um ou dois quartos apresentam uma ótima procura para aluguel e tem como público pessoas solteiras, divorciadas, recém-casadas, estudantes e quem deseja morar em regiões bem localizadas, em vez de habitar imóveis ou casas grandes distantes do centro, por exemplo.


Como investir em imóveis para temporada


Como mencionamos, há diversas maneiras de investir em imóveis, e, nessa temática, ressaltamos que a locação para temporada tem crescido e conquistados novos investidores.


Os motivos para tal investimento são diversos, uma vez que abrir mão do aluguel tradicional, por exemplo, aumenta a flexibilidade de uso do imóvel pela própria família e proporciona cerca de 60% a 80% a mais de lucro do que nos contratos por períodos mais longos.


No entanto, o que devemos levar em consideração ao fazer essa escolha? Veremos mais sobre isso nos tópicos a seguir.


Segurança


A preocupação de muitas pessoas é tanto com a segurança do imóvel quanto com os pagamentos.


Por isso, se você quiser alugar por conta própria, não se esqueça de firmar um contrato, informando todos os detalhes da transação, como período da locação, preço e o que está incluso. O pagamento também deve sempre antecipadamente.


Se você não puder estar no local para entregar as chaves ou fazer a vistoria final, indique alguém de sua confiança para essa função, que pode ser o próprio zelador do prédio, um amigo ou familiar.


Uso de aplicativos


Aplicativos como o AirBnb são cada vez mais populares, uma vez que eles garantem, justamente, a segurança do imóvel para o proprietário e para quem o está locando.


Para usá-lo, você cadastra seu imóvel, coloca fotos, estipula as regras e o preço. A partir disso, a plataforma cobra uma pequena porcentagem em cima da locação para intermediar o negócio. O locatário faz o pagamento diretamente no site e você o recebe assim que o check-in é realizado.


Ao final de cada locação, o hóspede e o anfitrião avaliam como foi a hospedagem. Dessa forma, para saber se alguém é confiável, basta ler o que os outros donos de imóveis falaram sobre tal pessoa e vice-versa.


Outra grande vantagem é o oferecimento do seguro em torno de um milhão de reais que é pago por possíveis danos que vierem a acontecer.


Temporada


Como funciona a temporada no local em que seu imóvel está localizado? Ele tem um bom fluxo o ano todo ou intercala momentos de grande procura com períodos de escassez?

Se você tiver uma casa em Ubatuba, por exemplo, com certeza faturará mais alugando para temporada no período de alta temporada do que mantendo o aluguel padrão. Em épocas como Ano Novo e Carnaval, as pessoas estão dispostas a pagar mais para desfrutar da praia. Porém, vale lembrar que a cidade é ponto turístico o ano todo!


Em contrapartida, se o seu imóvel não estiver localizado em um local turístico, tampouco próximo de algum estabelecimento que possa gerar interesse — como universidade ou hospital — repense na ideia da temporada e foque o aluguel por períodos maiores.


Frisamos que, para isso, você precisa realizar bastante pesquisa, estudar e entender qual é o seu objetivo de vida. Uma das vantagens do aluguel para temporada é que, por meio dele, é possível mesclar os tipos de investimento, intercalando contratos mais longos na época de baixa procura e firmando contratos diários quando a demanda estiver alta.


Além disso, quando o imóvel não lhe for mais interessante, pode optar por vendê-lo. De qualquer maneira, quem sai ganhando é você. Aprender sobre como investir em imóveis não é uma tarefa complicada, mas, sim, benéfica e lucrativa.


Gostou do conteúdo? Então, compartilhe-o nas redes sociais e ajude outras pessoas a saberem mais sobre locação para temporada!


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo