top of page
Buscar
  • Foto do escritora3construtora

A3 Construtora te conta essa: como crescimento no mercado de imóveis impacta no turismo de Ubatuba


O litoral norte paulista vem apresentado nos últimos anos um grande crescimento populacional, principalmente na cidade de Ubatuba, segundo estatísticas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Esse aumento populacional é consequência, dentre outros fatores, da ampliação do mercado imobiliário na região, e a Construtora A3 tem participação ativa nesse cenário.


Não é novidade que a construção civil contribui, enormemente, para a geração de novos empregos, o que atrai novos moradores. Além disso, o aquecimento gerado por ela no mercado imobiliário traz grandes benefícios para a economia da região, e isso acaba impactando outros setores, como o turismo e o comércio.


Diante de um cenário de franco crescimento, impulsionado pela construção civil, o investimento em imóveis em Ubatuba ― seja para morar, seja para a exploração do turismo ― passou a ser uma excelente oportunidade de negócios.


No entanto, para tornar esse crescimento realmente benéfico para a região, algumas questões relevantes à sustentabilidade do meio ambiente devem ser observadas. Por isso, é fundamental a escolha de uma parceria com consciência ambiental para se investir no mercado imobiliário.


Se você está pensando em comprar imóveis em Ubatuba, precisa entender melhor todo esse contexto. Nós da Construtora A3 reunimos neste post tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Boa leitura!



Crescimento do litoral norte paulista — Ubatuba


No final de 2018, as cidades de São Sebastião e Ubatuba foram relacionadas, pelo AirBnb, entre os dez destinos mais procurados para o final de ano. Claro que esse fato está relacionado ao crescimento não só da economia de Ubatuba, mas de todo o litoral norte paulista, composto também pelos municípios de Ilha Bela e Caraguatatuba, além dos outros dois já citados.


Não é só o turismo que vem crescendo na região, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) registra um crescimento populacional nessas cidades que está acima da média nacional desde 1998, quando cresceu 3,28% em relação ao ano anterior.


Dez anos depois, uma pesquisa do CRECI SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo), demonstrou que, de 2018 para 2019, os preços dos alugueis por temporada na região cresceram em 390%, chegando a custar até 60% a mais que nas demais cidades do litoral sul.


Esse crescimento está relacionado a fatores bem específicos, como a ampliação dos portos e as obras na rodovia dos Tamoios, que ampliaram a oferta de emprego na região nos últimos anos e no restante do país. Isso aconteceu pelas obras da construção civil, setor que movimenta cerca de 9,9 % do nosso PIB (Produto Interno Bruto).


Claro que, com maior população e com o turismo em alta, o mercado de imóveis fica ainda mais aquecido. Assim, aumenta-se também o investimento de construtoras em novos empreendimentos, que gera empregos e alavanca o crescimento econômico da região.


Vale lembrar que a construção civil gera valor em todas as etapas do seu processo produtivo, desde a fabricação e comercialização do material empregado na construção até a mão de obra contratada. Desse modo, trata-se de um setor que impulsiona a circulação de dinheiro ao seu redor.


Principais características de Ubatuba


Ubatuba é um ponto de acesso para as cidades que compõem o litoral norte paulista, além de ter mais de 80% do seu território situado dentro do Parque do Bocaina e do Parque Estadual da Serra Mar, onde se encontra a maior porção contínua de mata atlântica preservada no país.


O município, que hoje tem uma população de aproximadamente 80 mil habitantes, foi fundado no ano de 1638 e a sua história se mistura às lendas dos povos tupinambás. A origem folclórica do nome vem das lutas indígenas contra os portugueses que tentavam dominar a região.


O lugar foi escolhido como ponto de encontro para as reuniões estratégicas dos nativos. A maioria dos participantes chegava de canoa, e por isso surgiu a expressão “ubá-tubá”, que significa “muitas canoas”.


O encontro do mar com as reservas de mata atlântica que acontece na região é responsável pelas belíssimas paisagens, além das mais de 100 praias em Ubatuba, espalhadas em 100 km de costa, muitas delas ainda preservadas em seus estados originais.


Embora tenha solo fértil e pesca muito farta, a cidade tem como a sua principal atividade econômica o turismo, setor que estimula o surgimento de maravilhosos hotéis, pousadas, restaurantes, quiosques, entre outros estabelecimentos focados na recepção dos visitantes da cidade, que na sua maioria é composta por pessoas de médio e alto poder aquisitivo.


Existem outras atrações em Ubatuba que atraem a atenção de turistas, como as trilhas, cachoeiras e ilhas. Uma das mais belas atrações da cidade são as suas festas tradicionais, que acontecem durante todo o ano, mesmo fora de temporada, como a Festa de São Pedro Pescador e a Procissão Marítima (que acontecem em junho) e a Festa do Camarão (em julho).


As opções de lazer na cidade não param por aí. Os turistas também encontram o Aquário de Ubatuba, a Gruta que Chora, a cadeia velha, as Ruínas da Lagoinha, a primeira fábrica de vidro do Brasil, a Ilha Anchieta, o Sítio Santa Cruz, entre muitos outros pontos turísticos que valem muito a pena visitar.


Dois terços da população local vivem da pesca e do artesanato, cujos produtos também são amplamente consumidos pelos turistas. Além disso, a possibilidade de geração de renda por meio da locação de imóveis por temporada atrai investidores tanto do mercado imobiliário e quanto da construção civil.



Leis ambientais para comércio e moradia em Ubatuba


A preservação da mata atlântica é uma das principais prioridades do litoral norte paulista. Por isso, o comércio e a construção na região estão sujeitos às leis ambientais, que visam manter a paisagem e os recursos naturais conservados.


Alguns lotes, nos quais estão presentes a vegetação em estágio médio ou avançado de crescimento, há a obrigatoriedade de preservar de 30 a 50% da área total. Em alguns casos, as construções são completamente proibidas. Essas regras estão estabelecidas na Lei da Mata Atlântica.


No plano de zoneamento ecológico-econômico (ZEE), criado em 2017, o Governo Estadual propôs a liberação do desmatamento de até 40% da área de cada terreno para construção. Isso gerou uma expectativa de aumento de 50% da exploração da área, além da verticalização de alguns bairros, gerando mais moradias e imóveis para locação por temporada.


Durante o verão, o comércio da região é aquecido pelos turistas que visitam a cidade. Um dos grupos que ganham muito com a movimentação são os ambulantes localizados na orla da praia, que precisam ser devidamente cadastrados na prefeitura para atuar legalmente. As vagas para o exercício dessa atividade são muito disputadas na época de temporada.


Os moradores da cidade e das regiões ao redor são isentos desse pedágio. No entanto, o turista que for pego circulando sem o pagamento da taxa receberá uma multa, cujo valor será equivalente a duas vezes o valor da taxa, além de correr o risco de ser inscrito na dívida ativa do município.


Ainda existem reivindicações para que a taxa seja cobrada também de empresas e prestadores de serviço da região (operadoras de telefonia e internet, energia elétrica, carro-forte, entre outros).



Geração de empregos na região pela construção civil


Não é só o turismo em Ubatuba que gera empregos. Com o reaquecimento do mercado imobiliário no Brasil, o investimento em novos empreendimentos aumentou no país inteiro.


Aliando isso às mudanças trazidas pelas alterações no plano de zoneamento da cidade, a construção civil ganhou espaço e grande interesse na região.


Esse setor é um dos que mais gera emprego e renda em qualquer lugar do mundo, e não seria diferente em Ubatuba. Além das vagas diretas, também são geradas oportunidades para os comerciantes na cidade, em razão do aumento populacional causado pela chegada de novos profissionais para trabalhar nos empreendimentos.


O aumento da oferta de imóveis de aluguel para temporada atrai, ainda que indiretamente, turistas para a região, os quais encontram mais opções de acomodação e por preços mais baixos (já que a oferta aumenta). Esse aquecimento no setor de turismo, obviamente, gera ainda mais empregos e renda.


A construção civil também influencia positivamente a infraestrutura local, principalmente em mobilidade urbana e saneamento básico.


Não podemos nos esquecer de que ela agrega valor a todas as etapas do seu processo produtivo, desde a extração da matéria-prima e fabricação de material de construção até o aumento da demanda de mão de obra qualificada, nos serviços de engenharia e arquitetura, por exemplo.


Em outras palavras, a construção de um novo empreendimento imobiliário é capaz de movimentar a cidade inteira, inclusive a sua economia.



Vantagens de investir no mercado imobiliário de Ubatuba


Ubatuba oferece as vantagens de morar no litoral e, ainda, de explorar o turismo da região com a oferta de imóveis para temporada, já que se trada de um dos destinos mais procurado por turistas durante o verão.


Para quem anda estressado e buscando uma vida com mais qualidade, viver em Ubatuba é uma excelente opção. É uma chance de ir além da rotina de cidade pequena e ter contato constante com a natureza, além de contar com diversas oportunidades de esportes e lazer. Tendo a praia como quintal, a cidade é conhecida como a capital do Surf.


Além dos benefícios oferecidos pela cidade em si, há mais demanda do que oferta para venda de imóveis em Ubatuba, o que torna a valorização de um bem ainda maior. Além disso, as unidades à venda apresentam um padrão cada vez mais elevado, de altíssima qualidade. Portanto, não se trata apenas de imóveis para veraneio, mas de toda estrutura e conforto necessários para morar com a família.


Já para quem pretende ganhar com o turismo da região, o destino que é um dos mais procurados durante os períodos de alta temporada também apresenta oportunidades de negócio garantidas. Tanto turistas internacionais e de alto poder aquisitivo quanto os mais humildes têm o interesse de passar as férias em Ubatuba.

Isso que significa que um imóvel para locação temporária tem pouca chance de permanecer vazio: desde as oportunidades de alto padrão até as mais simples.



Melhores bairros para investir nos imóveis de Ubatuba


A localização e a infraestrutura ao redor do imóvel impactam direta e profundamente a vida de quem vai viver nele, além de serem fatores considerados na sua valorização dentro do mercado imobiliário. Em Ubatuba, a proximidade dos imóveis com as praias e as atrações turísticas da cidade tornam os bairros ótimos investimentos.


A experiência de morar, negociar imóveis ou passar uma temporada pode ser ainda melhor ao optar por um dos bairros mais apreciados para se investir em Ubatuba. Nos próximos tópicos, veja quais são:


Bairro Tenório

Abrigando uma das praias urbanas mais bonitas da região, o Bairro Tenório é um dos mais procurados pelos turistas que visitam a cidade de Ubatuba. Isso acontece por conta da proximidade das moradias com a Praia Vermelha da Cidade e com a tradicional Praia do Tenório.


Com uma orla arborizada, de aproximadamente 500 metros de extensão, e uma excelente infraestrutura, a praia do Tenório tem o seu visual ainda mais caprichado pela presença de rochedos. Trata-se de uma ótima opção para caminhadas e a prática de atividades esportivas.


O bairro Tenório também está bem pertinho do centro comercial de Ubatuba, conhecido como Itaguá. Isso faz com que a região seja ainda mais valorizada no mercado imobiliário, já que os seus moradores têm acesso às lojas de diversos segmentos e muito outras facilidades.


Com todos esses diferenciais, o Bairro Tenório se torna um ótimo lugar para quem procura imóveis para investir, morar ou alugar em Ubatuba, seja para residência fixa, seja para temporadas.


Bairro Itaguá

A praia de Itaguá está na zona urbana de Ubatuba. É por isso que o bairro de mesmo nome tem em suas ruas hotéis, pousadas e edifícios residenciais prontos para abrigar a população da cidade, que cresce cada vez mais.


A praia de Itaguá ganhou muito notoriedade no Brasil e no mundo por ser onde passa o trópico de capricórnio. As suas areias, com grandes quantidades de manozita, são consideradas terapêuticas e ajudam no tratamento de inflamações crônicas, como a artrite.


O mercado de flutuantes também é outro diferencial que atrai muitos turistas em períodos de alta temporada.


Como se tudo isso não fosse suficiente para classificá-lo como um excelente bairro, Itaguá ainda abriga um calçadão gigantesco, equipado com uma ciclovia. São atrações responsáveis pelo alto número de turistas, atraídos pela chance de caminhar e pedalar com tranquilidade pertinho da Praia de Itaguá.


No bairro, também é possível encontrar uma extensa rede de serviços, incluindo a Santa Casa de Ubatuba e diversos tipos de comércio.


Bairro Perequê-Açu

Para quem está em busca de apartamentos para alugar em Ubatuba, o bairro Perequê-Acu é, sem sombra de dúvidas, o mais procurado. Além disso, a sua praia de mesmo nome é uma das mais tradicionais de Ubatuba e atrai turistas do mundo inteiro, que vem para apreciar suas belíssimas paisagens.


Este bairro é o preferido de quem pratica esportes aquáticos, além de ter a areia terapêutica. Também é em Perequê-açu que está localizado o Rio Indaiá, principal atrativo para aqueles que curtem praticar a pescaria.


Para receber tantos turistas, o bairro conta com uma infraestrutura diferenciada, capaz de atender às necessidades dos seus moradores. Bem pertinho do centro urbano de Ubatuba, visitantes e moradores têm acesso a um amplo comércio, além de diversos serviços públicos.


Bairro das Toninhas

O bairro das Toninhas é um dos mais procurados em Ubatuba graças a sua grande infraestrutura turística e de serviços, o que se deve à presença da Praia das Toninhas, frequentada tanto por famílias de turistas quanto por sufistas, locais de outras regiões do país, que frequentam a praia para a prática do esporte. O body board também é muito comum por lá.


De muito fácil acesso, por estar bem próxima à rodovia Rio-Santos, a Praia das Toninhas é muito procurada durantes a alta temporada no verão. Porém durante o restante do ano ela se torna um local tranquilo, cheio de belezas naturais aliadas a uma excelente estrutura de serviços, o que torna o local perfeito.


Fica bem perto de outras praias muito procuradas como a Praia Grande, Praia do Tenório, Saco do Ribeira e enseada, o que faz do bairro um local estratégico para se hospedar para quem deseja visitar as outras lindas praias da região. Praia das Toninhas é facilmente reconhecida pela famosa estátua das toninhas na sua principal entrada.


Além disso, o bairro conta com excelentes novos empreendimentos imobiliários para quem deseja investir na região seja para morar ou como casa de veraneio, seja para explorar com o aluguel para turistas. Existem, de fato, ótimas oportunidades de negócio por lá.


Tanto o bairro das Toninhas quanto todos os demais que foram citados aqui estão na região mais central de Ubatuba, por isso são os mais badalados. Mas as pessoas que curtem áreas mais sossegadas também são contempladas pelas praias das regiões norte e sul. Por exemplo:

  • Maranduba: ideal para famílias com crianças, já que, além de ser um das praias mais seguras, também oferece diversos quiosques ao longo de sua orla. Ela é cercada por outras praias, trilhas e, até mesmo, cachoeiras;

  • Lagoinha: praia mais reservada e com poucos quiosques. Ideal para curtir um passeio a dois, além de ser muito procurada pelo pessoal do surf. Nela, também estão os resquícios históricos da primeira fábrica de vidros do Brasil;

  • Praia da Fortaleza: muito tranquila e segura para ir com crianças. A Fortaleza é conhecida por ser o ponto onde se inicia a trilha mais famosa da região, a trilha das sete praias;

  • Praia Dura: sossegada e com uma larga faixa de areia, é a praia ideal para quem não curte muito movimento. Nem comércio há na orla, o que garante mais privacidade e baixa frequência de pessoas;

  • Praia do Lázaro: ponto de acesso a outras praias, como Dominga Dias e a Praia do Sununga, onde se encontra a famosa gruta que chora, muito procurada por turistas que visitam a cidade. Com sua vista para o Pico do Corcovado e suas águas tão calmas quanto as de uma piscina, também é muito procurada por turistas por suas inúmeras opções de atividades e passeios;

  • Enseada: muito extensa, a Enseada atravessa outra cinco praias. Por causa de suas águas bem calmas, ela é muito procurada para a prática de esportes aquáticos, como o Stand Up Paddle e o caiaque;

  • Praia Grande: praia muito balada na região, graças à sua proximidade com o centro e com as mais de 30 opções de quiosques, nos quais você será muito bem servido. É uma das mais procuradas de todo o litoral norte brasileiro, principalmente, por quem busca um pouco mais de agitação;

  • Saco do Ribeira: conhecido por abrigar o pier, sendo um ponto de partida para passeios em embarcações como escunas, iates, lanchas, além dos barcos que fazem viagens até o Parque Estadual da Ilha de Anchieta. O bairro é considerado um porto natural, repleto de paisagens cinematográficas.



Construtora A3 como principal aporte do turismo em Ubatuba


A A3 Construtora e Incorporadora busca construir muito mais que imóveis na cidade de Ubatuba. Nós visamos a construção de relacionamentos duradouros com os nossos clientes. Isso só é possível por meio de uma prestação de serviços de excelência, além da entrega de produtos com o mais alto padrão de qualidade.


Na busca pela satisfação dos nossos clientes, acreditamos na transparência, o que torna a Construtora A3 uma referência em construção civil no litoral norte paulista e em São Paulo. Sempre à procura de atualização e inovação, entregamos projetos com responsabilidade ambiental e social, tanto na gestão de pessoas quanto na estratégia de negócio.


Além do capital humano especializado e altamente qualificado, a Construtora A3 contrata mão de obra terceirizada para os projetos. Normalmente, a nossa mão de obra é composta por profissionais da região em que está sendo construído determinado empreendimento.


Sabemos que esse cuidado gera novos empregos para a população local e movimenta a economia da região.


Agora que você compreende que este é momento certo para investir em imóveis e no turismo de Ubatuba, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você a fazer um excelente negócio na cidade.

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page