top of page
Buscar
  • Foto do escritora3construtora

Bairros de Ubatuba: conheça as melhores opções para morar

Atualizado: 22 de abr. de 2021


Quando buscamos informações sobre o turismo em Ubatuba, logo descobrimos que é um dos melhores de São Paulo. Com muitos atrativos — natureza intocada, praias e ilhas —, a cidade chama a atenção de quem procura férias em família e dias à beira-mar. Porém, a região oferece muito mais do que algumas semanas de descanso por ano.


Morar em uma boa localização nos bairros de Ubatuba pode ser um ótimo investimento para que sua família tenha um estilo de vida mais tranquilo. Se você tem apenas intenções no mercado imobiliário da região, também vale a pena conhecer quais oportunidades podem surgir para o seu negócio.


Independentemente da razão, um dos bairros de Ubatuba pode ser o seu próximo destino para compra de imóveis. Confira neste post o porquê e boa leitura!


Conheça os melhores bairros para morar em Ubatuba


A cidade de Ubatuba fica localizada no extremo norte do litoral paulista, fazendo divisa com o estado do Rio de Janeiro, na cidade de Paraty (a nordeste). O município é uma das 15 estâncias balneárias estaduais e recebe um aporte maior para fomentar o turismo. Talvez, o mais fascinante sobre o lugar seja o fato de ter cerca de 83% do seu território protegidos.


O Parque Estadual da Serra do Mar faz a manutenção da Mata Atlântica, preservando-a intocada, o que torna a região atraente para investimentos em turismo ecológico. A economia de Ubatuba também sobrevive de eventos esportivos, como circuitos de surfe, além de festivais culinários com pratos típicos da região e da cultura indígena, forte influência no local.


Quem procura ter maior contato com a natureza, desacelerar sua rotina e focar a qualidade de vida, os bairros de Ubatuba são ótimas opções. A geografia do município favorece o ciclismo, além de traçar belas trilhas pela natureza, permitindo caminhadas e escaladas. Atividades culturais que promovem cuidados e integração com o meio ambiente sempre estão disponíveis.


Como dissemos, a cultura indígena é forte na região, além dos bairros caiçaras predominantes mais ao norte da cidade. Esses fatores ajudam a criar um ambiente bucólico e, em um olhar distante, intocado pela metrópole. O grande diferencial de Ubatuba, com certeza, é esse equilíbrio saudável entre o conforto tecnológico, moderno e arquitetônico e os recursos naturais protegidos.


Conheça mais sobre os locais de Ubatuba e veja qual combina mais com você.


Praia do Itamambuca

A Praia do Itamambuca também é um bairro de Ubatuba, tendo uma faixa de mar excelente para nadar ou surfar. A parte residencial tem ruas bem construídas, dando um ar de local planejado. O ramo da hotelaria é bastante forte nessa área, tendo hostels, hotéis e pousadas para diferentes perfis de turistas.


As principais vias da localidade são a Avenida Itamambuca e a Avenida de Acesso, que concentram a maior parte dos comércios da região. A área tem bastante opções de restaurantes e lanchonetes, e algumas são especializadas em comida japonesa, pescados e grelhados. Nesse bairro de Ubatuba, os aventureiros podem:

  • encontrar áreas de camping e preservação;

  • aventurar-se em trilhas, cachoeiras e praias bravas;

  • alugar equipamentos para surfe, caiaque e stand-up paddle;

  • visitar o mirante do bairro Félix;

  • entrar no mangue para ver guaiamuns, uma espécie de caranguejo (dependendo da época);

  • praticar e curtir eventos de surfe.

Boa parte dessa área da cidade de Ubatuba está dentro da Mata Atlântica, por isso seus atrativos comerciais são mais discretos e a região é predominantemente residencial, hoteleira e turística. O principal destaque da Praia do Itamambuca é a faixa verde de árvores e vegetação local que se estende por toda sua orla, acompanhando a areia e a beira-mar.


Bairro Perequê-Açú

Esse bairro de Ubatuba figura entre um dos mais tradicionais e familiares, sendo uma excelente opção para investir em imóveis para aluguel de temporada, pois fica bem próximo ao centro e tem praia de águas tranquilas. O ambiente familiar é alimentado pela grande oferta de comércios da região, onde você encontra:

  • postos de gasolina;

  • supermercados e feirantes;

  • farmácias e drogarias;

  • autossocorros e mecânicas;

  • padarias e lanchonetes;

  • boutiques, petshops e artigos de vestuário;

  • escolas de idioma, dança e natação.

Há posto de saúde e, também, diversas escolas — algumas municipais e outras particulares —, facilitando para que as crianças moradoras não precisem ir muito longe de casa para estudar. Já no quesito turismo, a Praia de Perequê-Açú é bastante chamativa devido à sua pequena enseada.

Esse acidente geográfico é o que traz ondas calmas para a borda da areia — outro motivo que atrai as famílias que confiam na água para suas crianças brincarem. A praia também é ponto atrativo para as práticas de esportes aquáticos, tendo quiosques de aluguel e venda de equipamentos para:

  • surfe;

  • windsurf;

  • caiaque;

  • stand-up paddle.

Além disso, há venda e aluguel de bicicletas para curtir a natureza com as pedaladas. Se você é uma pessoa noturna, a noite do bairro Perequê-Açú também é agitada, tendo um clima mais urbano com barzinhos na calçada e quiosques, que servem desde drinks até grelhados e pescados.


Centro

A região central de Ubatuba é um dos bairros mais antigos, sendo reduto de chegada de grandes famílias vindas com a coroa portuguesa. À época, a cidade ainda tinha um porto, que posteriormente foi transferido para Santos. Logo nos arredores da foz do Rio Grande, que divide o município ao meio, há um patrimônio histórico, o Sobradão do Porto.


Outro ponto turístico bastante visitado no Centro é o Farol do Cruzeiro, de onde pode se ver o Caisão de Ubatuba, em que ficava o porto anteriormente. Além destes, alguns lugares ótimos para visitar nesse bairro são:

  • Obelisco e sua praça;

  • parque de diversões;

  • skate parque da orla;

  • calçadão central;

  • Ilha dos pescadores;

  • praça do Trópico de Capricórnio;

  • Feira Hippie;

  • monumento da paz;

  • Shopping Fluir e amplo comércio da orla, com bares e restaurantes.

Esse bairro de Ubatuba tem muitos “predinhos” e casarões que servem de residência, pousada e hotel. Inclusive, a região tem um comércio bastante forte, incluindo agências bancárias, lojas de aluguel de carro, drogarias e artigos de vestuário. A área também abriga a prefeitura da cidade, escolas públicas e particulares, o museu municipal e a Santa Casa de Misericórdia.


Bairro Itaguá

O bairro de Itaguá em Ubatuba é altamente valorizado pelos acessos e infraestrutura da região, como o Shopping Porto Itaguá, o Aquário de Ubatuba e o Projeto Tamar. A área tem muitos condomínios com praças de lazer completas, além de hostels, campings e restaurantes. Para quem se interessa em morar nele, também há escolas e clínicas médicas.


Apesar de ter uma faixa extensa de areia, a Praia de Itaguá não é muito frequentada para banho, mas todas as manhãs está repleta de pescadores com suas varas, redes, e alguns até com barcos. A Praça da Baleia é um ponto bastante visitado, chamando a atenção de longe por causa dos grandes ossos preservados ali.


No ano de 2000, uma baleia foi encontrada encalhada nessa área da Praia de Itaguá e teve seus ossos recolhidos pela prefeitura. Anos depois, o fato virou atração nessa praça, que mudou até de nome. A exposição é gratuita e mostra o tamanho natural do mamífero, sendo uma excelente opção de passeio para as crianças, principalmente porque a orla tem pista para corrida e pedaladas.


O mais atraente, com toda certeza, nesse bairro de Ubatuba é o forte comércio à beira-mar.


Durante o dia, são diversos quiosques e lojinhas que trabalham com alimentação, bebidas, artesanato e equipamentos para práticas esportivas. Já à noite, tudo se transforma, e a orla ganha ares boêmios com vários barzinhos, cafés e sorveterias.


Um lugar que você não pode deixar de visitar é a Escuna Marina de Ubatuba. Lá são oferecidos passeios de barco e escuna para visitar as ilhas da região. Além disso, logo ali perto, você encontra o Terminal Marítimo Comodoro Magalhães, lugar excelente para ver tartarugas marinhas e tirar lindas fotos.


Bairro Tenório

Um pouco mais ao sul de Ubatuba, localizado a 4 quilômetros do centro, está o bairro de Tenório e sua Praia Vermelha do Centro ou, como é conhecida na região, Praia Vermelhinha.


A área é pequena, com predominância de residências e hotéis. O comércio mais forte é de alimentação, mas ainda existem lojas de artesanato, postos de gasolina e artigos de vestuário.


A Praia do Tenório é a mais visitada, pois ela é aquele lugar típico para todos os gostos. A área oferece boas ondas para surfe e bodysurf, mas, ainda assim, há partes mais calmas e rasas onde as famílias podem brincar com as crianças.


Para quem prefere tomar banho de sol e curtir a orla, também há boas opções de quiosques e barracas, inclusive a vista maravilhosa de uma água em tons de verde e azul com a Ilha Anchieta ao fundo.


A infraestrutura é excelente, contando com estacionamentos gratuitos, chuveirões e banheiros públicos. Por ser bem próxima da Praia Grande, Tenório acaba recebendo atenção como uma opção de lazer menos popular e mais sossegada do que sua vizinha. Uma atividade bastante praticada nessa região é o banana boat.


Se você quer aproveitar o mar e pegar ondas maiores, a Prainha Vermelha, também no bairro de Tenório em Ubatuba, é a ideal. Por ser uma faixa de areia mais aberta para o oceano, acaba recebendo excelentes picos. Para quem curte caminhadas, é possível acessar essas três praias vizinhas a pé.


Esse bairro, na verdade, é um grande condomínio aberto que dá acesso público à praia, sendo uma excelente opção de investimento para imóveis de aluguel para alta temporada.


Praia Grande

Com certeza, você já ouviu falar na Praia Grande, isso se já não passou uma temporada no local. Esse bairro de Ubatuba é bastante procurado por turistas durante o ano inteiro devido à sua infraestrutura completa pela orla. Ficando a um pouco mais de 4 quilômetros do centro em direção ao sul, as águas são claras, em tons de verde e azul.


Ao redor da faixa de areia, você pode encontrar estacionamentos, mercados e quiosques de alimentação e também pode ver:

  • Mirante da Praia Grande;

  • restaurantes e lanchonetes;

  • centros comerciais;

  • sanitários;

  • posto de salva-vidas;

  • aluguel e venda de equipamentos para esportes aquáticos.

Além disso, a área é bastante frequentada por surfistas no inverno, pois o mar fica mais agitado e “dá pé” para várias ondas. A estrada Rio-Santos passa por toda a orla da Praia


Grande, tornando a localidade ponto de parada obrigatório para turistas mochileiros e aventureiros de passagem. A areia é batida, então, quando sobe a maré, algumas piscinas naturais se formam.


Isso acaba atraindo muitas crianças e pais preocupados com a segurança, e o ambiente fica completo com a circulação de carros de som. Dessa forma, Praia Grande é ponto certo do agito e é um lugar sempre bem frequentado. Mesmo esse bairro de Ubatuba tendo bastante residências e alguns comércios importantes para o dia a dia, acaba sendo mais voltado para o turismo.


Se você quer explorar o mercado imobiliário de Ubatuba, Praia Grande pode ser uma excelente oportunidade de aproveitar o movimentado turismo o ano todo.



Bairro Toninhas

Esse excelente bairro de Ubatuba fica a 7 quilômetros do centro e é bem pequeno, pois fica escondido entre a Mata Atlântica e o Oceano Atlântico. Essa área tem um alto padrão para imóveis, com condomínios e resorts, além de restaurantes nacionais e internacionais à beira-mar. Se você quer um refúgio litorâneo enquanto administra seus negócios remotamente, encontrou seu lugar.


O bairro Toninhas é tranquilo e oferece conforto e segurança para seus moradores. Os turistas que frequentam o local estão de acordo com a faixa das acomodações 4 e 5 estrelas da região, não destoando o ambiente por causa de seus visitantes. A vegetação ao redor é preservada, sendo um local bastante arborizado e que recebe animais silvestres.


Os comércios locais são voltados para suprir o público residente e turístico, oferecendo supermercados, bares, drogarias, quiosques e quadras de tênis. Suas águas são semelhantes às da Praia Grande, sendo bem claras, em tons esverdeados e azuis. Ao lado esquerdo, ficam muitas famílias, pois costuma ser o ponto mais tranquilo do mar.


Já para os interessados em esportes aquáticos, como o surfe e body surf, o ideal é ficar ao lado direito da praia, que recebe ondas maiores e rápidas. O ambiente de Toninhas é limpo e bem preservado, com um total de 1.500 metros de extensão da costa.



Saiba como escolher o bairro de Ubatuba ideal para você


É difícil escolher apenas um bairro para morar em Ubatuba, já que cada um tem seu próprio atrativo e pode ser bem explorado para negócios ou moradia. A principal vantagem é que, independentemente disso, você investirá em uma das 30 cidades mais seguras do Brasil. Para ajudá-lo a fazer sua escolha de forma certa, veja nossas dicas!


Tenha seu objetivo em mente

Antes de escolher um dos bairros de Ubatuba, você precisa focar o seu objetivo. Está procurando casas para morar? Quer um espaço para abrir seu negócio? Quem sabe até quer comprar um imóvel, mas para gerar uma renda extra? Não importa qual seja sua meta, é preciso que ela sempre seja considerada para guiar sua escolha.


Ao longo do nosso post, apresentamos diversas opções de excelentes bairros em Ubatuba.


Cada um pode ser o perfeito para você, dependendo do seu objetivo. Caso esteja procurando uma residência para passar os anos dourados da aposentadoria, a melhor opção pode ser um imóvel em Itaguá ou uma casa em condomínio fechado em Toninhas.


Para quem tem família com crianças, os melhores bairros são o Perequê-Açú, o Centro e o Itaguá, pois há muitas opções de escolas, acesso fácil a hospitais e postos de saúde, além de delegacias de polícia. Agora, se estamos falando em espaços comerciais, você precisa observar os atrativos da região e a direção dos seus negócios.


O ecoturismo está em alta, podendo ser bem explorado nas áreas mais afastadas do centro, como Toninhas e Itamambuca. Esses locais são propícios para um turismo sustentável e integrado à sociedade local. Além de trilhas, caminhadas e acampamentos, há oportunidades para esportes ao ar livre — ginástica à beira-mar ou ioga próximo à mata, por exemplo.


Pense nas opções de comércio

Independentemente de morar ou investir nos imóveis de Ubatuba, o comércio é importante para a região onde você quer investir. O motivo é que, caso seja sua residência, você precisa comprar alimentos, roupas, abastecer o carro, ir ao banco etc. Se o seu bairro não fornecer essas opções, terá de ir até outro local.


Então, para diminuir as idas e vindas, facilitando sua rotina, o melhor é optar por um bairro com comércio forte. Inclusive, se você quiser abrir um negócio, precisa entender quais as necessidades das pessoas e o que a concorrência já está oferecendo. Somente dessa forma vai se destacar e atrair seu público.


Observe os acessos e a mobilidade

Esse ponto é bastante importante, afinal, ele pode impactar na oferta de inquilinos para seu imóvel de aluguel. Além disso, caso você decida morar na residência comprada, o conforto e o transporte da família devem ser pensados para facilitar a rotina. Por esse motivo, pense no trajeto das crianças quando vão para a escola ou cursos, assim como no caminho do trabalho dos pais.



Entenda a importância de negociar imóveis com a parceria certa


Seja para morar, seja para investir, você não deveria passar sozinho pelos processos de negociação do imóvel. O principal motivo é que você lida com uma quantia alta de dinheiro e muitos documentos legais que precisam de atenção e cuidado. Inclusive, a qualidade da infraestrutura pode ser comprometida, caso materiais e mão de obra não sejam de qualidade.


Como garantir tudo isso? O ideal é se apoiar em uma construtora de confiança. Veja alguns benefícios de fazer esse tipo de parceria na hora da compra e venda de imóveis nos melhores bairros de Ubatuba!


Segurança e qualidade na obra

As melhores construtoras se preocupam com a segurança de seus contratados para desempenharem a obra, fornecendo-lhes equipamentos de segurança e fiscalizando-os. Além disso, a qualidade dos materiais usados e do serviço empregado garante que a construção seja durável e não apresente riscos para seus moradores.

Se você quer investir em imóveis em Ubatuba, uma região litorânea, precisa se preocupar com algumas questões na hora da construção. Uma construtora especializada sabe qual o melhor concreto para usar, fica de olho na nivelação do terreno e usa aditivos plásticos para diminuir a porosidade.


Menos desperdício e maior eficiência

Uma equipe especializada entende das melhores técnicas para trabalhar, pois foi treinada e capacitada para desempenhar esse papel. Isso envolve boas práticas de conservação e aproveitamento dos materiais de construção, tornando a obra mais barata e eficiente. A agilidade também está em jogo aqui, pois, quanto mais tempo de obra, mais gastos.

Porém, não adianta entregar algo feito às pressas e com baixa qualidade. Novamente, a equipe envolvida precisa ser habilitada para lidar com prazos apertados e altas expectativas de seus clientes — o que somente uma construtora responsável e gabaritada pode fazer.


Consultoria especializada nos processos

A construção de um empreendimento imobiliário exige várias etapas, desde o planejamento financeiro, arquitetônico e decorativo, até as questões legais do contrato e documentação do imóvel. Ao contar com uma construtora, você ganha apoio dos melhores profissionais para todas as fases importantes da obra de seu apartamento.


Além disso, você tem controle sobre alguns quesitos que podem ser personalizados no apartamento — como acabamentos e louças do banheiro. Seja para morar com sua família, seja para investir no mercado de Ubatuba, você pode contar com a assessoria de quem entende.


Todas essas qualidades você encontra na A3 Construtora e Incorporadora. Somos uma empresa que garante segurança e solidez para seu imóvel, pois trabalhamos apenas com empreendimentos de alta qualidade e bem localizados nos melhores bairros de Ubatuba. Você não precisa tomar conta de tudo sozinho no processo de compra e obra do seu lar.


Conte com a consultoria de quem mais entende de mercado imobiliário e investimento residencial em Ubatuba. Entre em contato com nossos profissionais e entenda melhor o que podemos oferecer. Estamos ansiosos para concretizar seus sonhos!

575 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page