Buscar
  • A3 Construtora

Conheça as melhores opções de esportes em Ubatuba


Algumas cidades contam com condições exemplares para a prática de esportes. Ubatuba é uma delas! Localizado no litoral norte de São Paulo, o município reúne o que há de melhor para quem quer relaxar, curtir lindas paisagens e praticar seu esporte preferido.


Ubatuba conta com praias lindas, ondas favoráveis para surfistas, água cristalina e intensa vida submarina. A cidade também tem ciclovias e trilhas para a prática de outras atividades físicas. Quer conhecer as melhores opções de esportes em Ubatuba? Então, siga com a leitura!



Ciclismo: um esporte divertido e sustentável


A cidade de Ubatuba é um grande exemplo de como integrar bicicletas ao trânsito de maneira sustentável. O investimento em ciclovias no município reduz o número de acidentes em 88%.

O turista que chega na cidade se surpreende com a quantidade de pessoas andando de bicicleta. Com tantas faixas para ciclistas, muitas nas orlas das praias, o ciclismo se tornou um dos principais esportes em Ubatuba.

Nada como encerrar o dia com uma pedalada pela orla, vendo o Sol se pôr e relaxando antes de voltar para casa, não é mesmo?



Surf: o mais popular dentre os esportes em Ubatuba


Apesar de o ciclismo estar em ascensão em Ubatuba, o esporte mais praticado da cidade ainda é o surf!

Não poderia ser diferente: as praias da cidade contam com condições perfeitas para esse esporte. A cidade é informalmente conhecida como a “capital do surf” no Brasil, já que costuma sediar diversos campeonatos de surf durante o ano. O apelido não é à toa: das mais de 102 praias de Ubatuba, grande parte delas são perfeitas para iniciantes e profissionais.

A principal praia para o surf em Ubatuba é a de Itamambuca, que gera ondulações de todos os tipos. Outras praias do município muito frequentadas por surfistas são:

  • Praia do Félix (para esportistas mais experientes);

  • Vermelha do Norte (com ondas tubulares muito rápidas e boa infraestrutura);

  • Vermelha do Centro (com algumas das melhores ondas da cidade).



Parapente: muito frequente na alta temporada de turismo


O parapente é um dos esportes de Ubatuba que mais faz sucesso com os turistas. A experiência de planar pela cidade e enxergar tudo do alto é incrível. Por isso, é muito comum ver os parapentes no céu durante o verão.

Além do parapente tradicional, também é praticado o paratrike, mistura do parapente com veículo motorizado. Dessa forma, tanto a decolagem quanto o voo e o pouso são feitos de maneira mais confortável e segura.



Stand Up Paddle: uma forma diferente surfar e apreciar a praia


De origem havaiana, o Stand Up Paddle (ou Remo em Pé) é uma forma muito antiga de surf, mas que ganhou popularidade recentemente por ser mais amigável para os iniciantes. Ele poder ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer idade e preparação física.

O esporte consiste em ficar de pé na prancha de surf e usar um remo para se mover pelas águas do mar, apreciando a paisagem. Por exigir águas tranquilas, é importante escolher a praia certa para a prática do esporte.

Em Ubatuba, diversas empresas alugam o equipamento de Stand Up Paddle para os turistas e ensinam como usá-lo. Elas estão nas principais praias para o Remo em Pé:

  • Praia da Almada;

  • Praia da Santa Rita;

  • Praia do Lamberto;

  • Praia de Itamambuca (por causa do rio Itamambuca);

  • Praia Grande (no fim do ano, época com menos ondas).



Trekking: um dos esportes mais praticados em Ubatuba


Se você não quer fazer um esporte aquático, que tal desbravar as trilhas de Ubatuba? A cidade é incrível para quem gosta de fazer Trekking ou Trilha, pois conta com grande quantidade de percursos pedestres em meio à natureza, com diferentes níveis de dificuldade e duração.


Muitas das trilhas conectam Ubatuba com cidades vizinhas, como Paraty (no Rio de Janeiro). As trilhas mais populares em Ubatuba são a do Bonete, que dura 45 minutos e é indicada para iniciantes; a Trilha das Sete Fontes (que dura 1 hora e tem nível médio de dificuldade) e a Trilha do Corcovado, a mais buscada pelos turistas, que dura mais de 5 horas e é recomendada para os mais experientes.



Pesca: boa alternativa para quem quer relaxar na cidade


A pesca em geral é muito importante para o município, inclusive na sua perspectiva industrial ou artesanal. No entanto, há uma grande cultura de pesca desportiva, onde os peixes são devolvidos para o mar.


Os pontos mais comuns de pesca em Ubatuba são o Caisão, em Itaguá, além das praias do Prumirim e a Vermelha do Centro. Os peixes mais comuns da cidade são Garoupa, Robalo, Espada, Anchovas e Tainha.



Mergulho: um dos mais buscados esportes em Ubatuba

Um dos esportes de Ubatuba mais populares, tanto com os moradores quanto com os turistas, é o mergulho. Afinal, a cidade tem uma vida submarina intensa e muito bonita.


O principal ponto de mergulho é o da Ilha Anchieta, procurado especialmente por fotógrafos submarinos. Outros pontos que valem a pena são o da Ilha das Couves e o da Ilha das Palmas, recomendados para iniciantes.


Muitas empresas operam com mergulho em Ubatuba, cobrando taxas que vão de R$ 260,00 até R$ 360,00, sem contar o aluguel do equipamento. Os tempos de mergulho variam de acordo com a fornecedora do serviço, assim como a profundidade de cada passeio. Por isso, é importante tirar suas dúvidas antes de fazer uma compra.


Por ser uma cidade tão propícia à prática de esportes, Ubatuba recebe muitos turistas e se beneficia das atividades realizadas no seu território. Os visitantes que viajam até a cidade para praticar surf, mergulho, pesca ou qualquer outro esporte, ajudam a movimentar a economia local. A compra e venda de comidas da região e o aluguel de equipamentos e serviços geram emprego e renda para a população.


Outro setor que ganha muito com a presença de turistas atraídos pelas práticas esportivas é o setor imobiliário. A locação de apartamentos e a valorização de imóveis pela alta procura geram ótimas oportunidades no ramo.


Os esportes em Ubatuba representam a grande porta de entrada para conhecer as belezas dessa cidade. Se você não vê a hora de praticar mergulho, parapente ou pegar ondas nas praias, reúna as melhores pessoas da sua vida para esse passeio incrível!


Gostou de conhecer os diferentes esportes em Ubatuba? Compartilhe este artigo nas suas redes socais e marque os amigos que farão parte do seu passeio esportivo!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo