top of page
Buscar
  • Foto do escritora3construtora

Conheça as 7 principais vantagens de morar no litoral

Atualizado: 7 de mai. de 2021


Morar no litoral é o desejo de muitas pessoas, afinal, a ideia de estar perto do mar e ter uma vida mais tranquila é muito tentadora.


Por esse motivo, cada vez mais indivíduos vão em busca desse sonho a fim de encontrar melhor qualidade de vida, visto que, em geral, os moradores de cidades litorâneas têm boa saúde e vivem por mais tempo.


Caso você se questione se adquirir um imóvel na praia é um investimento que vale a pena, acompanhe este post. Nele vamos apresentar 7 principais vantagens de morar no litoral, para auxiliá-lo na realização desse sonho. Confira!



1. Constante contato com a natureza


A maior parte das cidades litorâneas no Brasil conta com uma rica natureza. Além do mar, é possível encontrar árvores, vegetação, dunas e fauna variada.


Os moradores locais podem aproveitar tais riquezas todos os dias da semana, seja por meio da contemplação de belas paisagens, seja pelo contato mais profundo com elas, proporcionado pela prática de algum esporte aquático, como o surfe, e pelas trilhas em meio à natureza.


Tamanho contato com a natureza, além de garantir qualidade de vida, também costuma proporcionar ensinamentos sobre conviver em harmonia com todos os seres vivos e respeitar o meio ambiente.



2. Prática de atividades físicas à beira da praia


Praticar exercícios físicos faz parte da qualidade de vida litorânea, afinal, na praia, é possível se dedicar ainda mais aos esportes, uma vez que existem diversas modalidades que podem ser praticadas na orla, na areia e no mar, como surfe, natação, treinamento funcional, corrida, ioga, caminhada, ciclismo e alongamento, por exemplo.


Além disso, muitas cidades do litoral brasileiro, como Ubatuba, contam com trilhas e cachoeiras com diferentes níveis de dificuldade (de iniciantes até profissionais), o que possibilita às pessoas que têm ou não condicionamento físico se exercitarem e, no final, ainda terem uma bela paisagem como recompensa.


As atividades físicas, em geral, melhoram o metabolismo, a disposição e até mesmo a qualidade do sono — itens que proporcionam uma vida saudável —, e, praticar tais ações em contato com a natureza, sem precisar frequentar o ambiente de academia, costuma ser ainda mais prazeroso.



3. Diversas opções de lazer perto de casa


Muitas cidades litorâneas costumam contar com diversas opções de lazer, como lojas, centros comerciais e até mesmo shoppings, já que recebem vários turistas.

Também existem excelentes opções gastronômicas à base de frutos do mar, uma vez que, no litoral, é comum o consumo de peixes frescos. Contudo, para quem não gosta desse tipo de culinária, há pratos diversificados para degustação. Outro ponto relevante é que é possível frequentar restaurantes à beira da praia, os quais, muitas vezes, possibilitam uma refeição com uma bela vista do mar.


É claro que não podemos deixar de considerar a praia como uma excelente opção de lazer, porque grande parte da qualidade de vida no litoral está relacionada à possibilidade de ter contato com a natureza, praticar esportes e passar bons momentos com a família, os amigos e até mesmo sozinho na areia e no mar.



4. Imóveis em constante valorização


Adquirir um imóvel no litoral não é apenas um sonho que proporciona qualidade de vida, mas também um investimento, pois as construções próximas à praia são muito valorizadas.


Dessa maneira, se algum dia você decidir trocá-lo e vendê-lo, ele provavelmente vai ter um preço bem mais alto em relação ao valor com que foi adquirido.


Outra possibilidade é alugar o imóvel por temporada para gerar uma renda extra durante os meses de verão e em datas festivas, como o Ano Novo, período em que o turismo aumenta, e diversas pessoas procuram casas na praia.



5. Menos engarrafamentos


Apenas quem mora ou já passou um período na grande metrópole sabe o quanto é desgastante ficar horas no engarrafamento, em um trecho relativamente curto, para chegar em casa após o trabalho.


Além disso, é comum que as pessoas que não moram no litoral e estão nele a passeio saiam da praia e tenham de enfrentar uma longa viagem de volta para sua casa, trecho em que, muitas vezes, ainda é provável encontrar trânsito.


Por isso, morar no litoral evita esse tipo de situação, uma vez que é possível chegar em casa pouco tempo depois de sair da praia.



6. Melhor qualidade de vida


Mudar-se para uma cidade litorânea é uma boa escolha em qualquer momento da vida, seja para jovens casais, seja para grandes famílias e até mesmo para os aposentados, já que todos são beneficiados ao viver na praia.


Atualmente, muitos municípios que abrigam praias contam com boa infraestrutura, serviços de educação e saúde e espaços de convivência semelhantes aos de grandes cidades. Assim, a qualidade de vida no litoral é uma consequência de diversos fatores e apresenta benefícios tanto para a saúde física quanto para a mental.



7. Benefícios para a saúde


Morar no litoral estimula a prática de atividades físicas, proporciona uma alimentação mais saudável e disponibiliza relaxamento físico e mental. Tal contato com a natureza aumenta o bem-estar e diminui o estresse — motivo pelo qual muitas pessoas se sentem bem quando visitam a praia —, o que resulta em grandes ganhos no que diz respeito à saúde.


Além disso, é comum que indivíduos que moram em grandes centros tenham insuficiência de vitamina D, em razão da pouca exposição ao sol, diferentemente do que ocorre nas cidades litorâneas, uma vez que o contato com ambientes externos costuma ser maior, o que aumenta a absorção da referida vitamina.


Por fim, cidades litorâneas ainda contam com melhor qualidade do ar e mais umidade.


Dessa forma, diversos problemas respiratórios (como rinite e asma) são mais incomuns nesses locais.


Como vimos, morar no litoral tem inúmeras vantagens. Contudo, para não ter problema no momento em que for adquirir um empreendimento na praia, é fundamental escolher uma construtora de confiança — como a A3 Construtora e Incorporadora, uma empresa sólida e atualizada, que é referência na construção civil de excelência no Litoral Norte de São Paulo.


Se você se interessou sobre o tema e deseja conhecer mais sobre o assunto, continue a visita ao nosso blog e entenda por que o turismo de Ubatuba é hoje um dos melhores de São Paulo!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page