top of page
Buscar
  • Foto do escritora3construtora

Entenda por que o turismo de Ubatuba é hoje um dos melhores de São Paulo

Atualizado: 1 de out. de 2021


Situado a cerca de 225 quilômetros da capital paulista está um município litorâneo que vem se consolidando como um dos destinos mais procurados pelos turistas. O turismo em Ubatuba cresce a passos largos, e, para saber os motivos, basta conhecer a cidade e visitá-la uma única vez.


Para quem não sabe, Ubatuba vive um momento próspero. É o lugar ideal para quem busca adrenalina, paisagens exóticas e praias paradisíacas de tirarem o fôlego. Além dos turistas que vêm de fora, o local recebe moradores do próprio Estado, que escolhem a cidade para passar o fim de semana ou feriado prolongado.


Neste post, vamos mostrar os motivos que levam Ubatuba a estar em alta, os incentivos que ajudam a cidade a se fortalecer no cenário do turismo brasileiro e as vantagens de investir no setor imobiliário do município.


Como Ubatuba entrou na rota do turismo?


Localizada no litoral norte de São Paulo e na divisa com a cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro, Ubatuba detém, com orgulho, algumas características naturais que fazem dela um município litorâneo único no Brasil.


A natureza intocada

O principal destaque é sua natureza: cerca de 90% do território de Ubatuba é composto de Mata Atlântica intocada, algo extremamente raro no Brasil. A cidade abriga o chamado Núcleo Picinguaba do Parque Estadual Serra do Mar, um dos dez que formam o maior e principal corredor biológico desse bioma do país.


Por esse motivo, Ubatuba consegue oferecer uma ótima programação aos aventureiros que gostam de trilhas, cachoeiras e muita vegetação. Além disso, a cidade é tão preservada que algumas praias só têm acesso a pé ou por meio de barcos.


As praias

Em relação às praias, este é outro destaque da cidade: há mais de cem no local. Enquanto algumas são bastante frequentadas, outras são praticamente desertas e não disponibilizam quiosques para atender os visitantes. No entanto, isso não é por acaso. Tal atitude serve para mantê-las preservadas e longe da ação comercial.


O interessante é que essa grande variedade de praias consegue agradar a todos os gostos.


A maior parte delas oferece condições para a prática de diversos esportes aquáticos, como o mergulho, a pesca, a vela e, especialmente, o surf.


As ondas encontradas nas praias de Itamambuca, Félix e Vermelha do Norte, por exemplo, são conhecidas em todo o mundo e atraem surfistas e turistas estrangeiros com muita frequência. Esse reconhecimento deu a Ubatuba o simbólico título de capital do surf.


As ilhas paradisíacas

Ubatuba também é cercada por mais de 20 ilhas, e a maioria delas é acessível aos turistas. Por serem paradisíacas, atraem as pessoas devido aos diferentes perfis que possuem.

A Ilha das Couves, por exemplo, é uma das mais procuradas. É conhecida por ser um aquário natural: por meio de suas águas verdes cristalinas, é possível ver a rica vida marinha que se concentra na região.

Outra que costuma atrair a curiosidade dos turistas é a Ilha Anchieta, conhecida por sediar as ruínas de um antigo presídio, cenário de rebeliões nos anos 50.


As atividades aquáticas

A ampla gama de possibilidades que atraem os apaixonados por atividades aquáticas não se limita só ao surf e aos esportes mais conhecidos. O turismo em Ubatuba também é cercado de passeios de escuna, barco, lancha, pedalinho e jet sky.

Para quem gosta de diversão, também existe a opção de parque aquático na Praia Vermelha do Norte.


Qual é a importância do turismo para a economia de Ubatuba?


Em razão de seus recursos e suas belezas naturais, Ubatuba tem o turismo como sua principal fonte de renda, e os próprios governantes já reconheceram isso.

Desde 2006, quando o Plano Diretor que está em vigência na cidade foi sancionado, o turismo passou a fazer parte do principal vetor de desenvolvimento socioeconômico de Ubatuba.


Provavelmente, essa realidade deve permanecer. Afinal, a cidade se molda em torno do turismo, tanto no comércio como na gastronomia, no artesanato e na rede hoteleira.


Quais são os períodos de temporada do turismo em Ubatuba?


Ubatuba costuma ser movimentada o ano inteiro, mas os meses de verão, entre dezembro e março, marcam a principal temporada. Nessa época, a cidade costuma ficar bem movimentada, e as praias recebem muitos turistas.

No entanto, como esse é o período de maior índice pluviométrico da região, com chuvas acima da média, os demais meses do ano também acabam atraindo um número considerável de visitantes que tentam fugir da umidade.


Quais incentivos são feitos na cidade?


De olho na tendência de crescimento do turismo em Ubatuba, a prefeitura está investindo para consolidar a cidade no mapa dos viajantes brasileiros e estrangeiros. Para isso, concentra suas ações especialmente para fortalecer os meios de acesso à cidade como forma de triplicar a quantidade de turistas.


Em 2017, por exemplo, o Píer Comodoro Magalhães foi reaberto, o que permitiu a volta das paradas dos navios de cruzeiro nacionais e internacionais na região. A novidade deu um novo ânimo aos moradores e, desde então, tem movimentado o comércio local devido aos milhares de turistas que aportam na cidade junto aos navios de luxo.


Além disso, o aeroporto também será reformado. No fim de 2018, a concessionária Voa SP anunciou que investirá R$ 18 milhões no terminal de Ubatuba. Com as obras, a cidade também deve ganhar um novo shopping center com 64 lojas e o aumento da rede hoteleira nas proximidades do local.


Vale a pena investir nos imóveis em Ubatuba?


Com as boas expectativas de aumento no número dos turistas mesmo em meio à crise, não há dúvidas de que o investimento imobiliário em Ubatuba está cada vez mais atrativo. Comprar uma unidade no local é uma excelente forma de aplicar o dinheiro com garantia de retorno.


Além disso, as razões apresentadas neste artigo comprovam essa constatação. Inclusive, as alternativas atuais de hospedagem — com a possibilidade de alugar imóveis diretamente com o proprietário pela internet — ajudam a impulsionar o turismo local. Assim, com mais visitantes na localidade, o retorno dos valores investidos acelera.


Por isso, torna-se indispensável escolher uma construtora que conheça bem o perfil e as características da região para assumir o negócio. Esse, aliás, é o primeiro passo para garantir, de fato, um bom retorno do investimento.


Portanto, não restam dúvidas de que o turismo em Ubatuba está em franco crescimento.

Com a grande movimentação de turistas, quem aproveitar esse bom momento da região certamente alcançará a prosperidade financeira por meio do investimento em imóveis.


O artigo lhe foi útil? Então, siga nossas páginas no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de todas as novidades em Ubatuba!

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page