top of page
Buscar
  • Foto do escritora3construtora

O que é uma SCP, Sociedade em Conta de Participação?


A sociedade em conta de participação também conhecida como SCP, se forma unindo um grupo de pessoas físicas e ou jurídicas a fim de empreenderem juntas para a construção de um edifício.


Formasse assim um grupo de investidores, que farão todos os investimentos necessários para a construção do imóvel, e a A3 Construtora entra administrando a obra, contratando mão de obra, comprado todo o material necessário e administrando o grupo de investidores. Fornecendo relatórios mensais com toda a movimentação financeira, enviando fotos e descrição dos serviços executados no mês.


Existe algumas vantagens em investir em seu próprio imóvel ao invés de compra-lo, quando se faz investimento, os impostos são menores do que o da compra, onde ainda não temos a obrigação informar o CPF do comprador a através do DIMOB (Declaração de Informações sobre Atividades), o que ocorre na compra tradicional.


A transmissão da escritura de uma unidade ao investidor se realizará em escritura de dação em pagamento, uma vez que foram realizados investimentos em seu próprio negócio e não a compra de um imóvel, que seria através de uma escritura de compra e venda, onde existem maiores as taxas e impostos a serem recolhidos, além de eventual valorização, sendo necessário recolher impostos sobre o lucro imobiliário.


Outra vantagem é a cessão de direitos, que é um documento onde se transmite os direitos e obrigações de um bem a outra pessoa, podendo ela ser física ou jurídica, sendo lavrada a escritura diretamente em nome do cessionário.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page