top of page
Buscar
  • Foto do escritora3construtora

Tudo o que você precisa saber sobre imóveis de alto padrão


Investir em imóveis de alto padrão significa adquirir um produto diferenciado no mercado, em uma localização privilegiada e com design e acabamento criados especialmente para o empreendimento.


A procura por esse tipo de construção aumentou de forma significativa no Brasil, principalmente em razão da alta demanda desse perfil específico de compradores.


Se você tem interesse em investir nesse segmento, acompanhe este post. Nele vamos apresentar o conceito de imóveis de alto padrão, suas características, as vantagens de se investir no segmento e como escolher uma boa construtora. Confira!



1. O que é um imóvel de alto padrão?


Muitas pessoas pensam que apenas o valor é indicativo de um imóvel de alto padrão.


Contudo, apenas tal fator não pode ser considerado um índice, já que, muitas vezes, um empreendimento simples, mas que está localizado em um local valorizado, pode ter o preço maior que o de um imóvel de alto padrão, sem dispor das demais características que são necessárias para se enquadrar na categoria.


Os preços elevados de empreendimentos comuns podem ocorrer por estes estarem localizados em bairros valorizados e com bons índices de segurança, por exemplo. Porém, se o acabamento deixa a desejar, ele não é considerado um imóvel de alto padrão.


É claro que o custo do investimento não deixa de ser um fator relevante, uma vez que itens de qualidade e diferenciados costumam ter um valor elevado. Contudo, os empreendimentos de alto padrão também se destacam por outras características.


Assim, de maneira geral, um imóvel de alto padrão visa atender às necessidades e às expectativas de um público exigente, e, por essa razão, todos os detalhes do empreendimento, desde a sua localização até as condições do condomínio e a construção das unidades, são muito bem planejados, a fim de proporcionar uma experiência única e agradável aos moradores.


Dessa maneira, o imóvel de alto padrão é um empreendimento planejado e construído com o que há de melhor no mercado atual, com itens de qualidade e projeto bem-feito, idealizado para oferecer o máximo de bem-estar e conforto aos seus moradores.



2. Quais as principais características de um imóvel de alto padrão?


Para se enquadrarem na categoria de alto padrão, os empreendimentos devem apresentar alguns atributos específicos. É claro que não há uma regra rígida e específica, pois cada construtora busca investir em diferentes itens, a fim de atender o público e simplificar a vida dos moradores.

Assim, os atributos que determinam se um imóvel é ou não de luxo podem variar de acordo com o porte da cidade e o tamanho da construtora responsável. No entanto, algumas características são inerentes a esse tipo de empreendimento. Veja quais são elas:


2.1 Localização

Estar situado em um local privilegiado é uma das principais características de um imóvel de luxo, pois os consumidores do segmento costumam prezar pela qualidade de vida que um bairro bem localizado é capaz de proporcionar.

Desse modo, os bairros voltados para as construções costumam estar próximos a praias, lagoas e parques — locais que são valorizados pelas pessoas que desejam investir em um imóvel diferenciado.


A vista do empreendimento também é relevante, uma vez que o Brasil é um país que conta com diversas belezas naturais, e poder contemplar o mar ou o belo campo verde ao abrir a janela é algo relevante e que desperta o interesse da maioria das pessoas.


Em um imóvel de alto padrão, o seu entorno costuma ser tão relevante quanto a sua estrutura. Por isso, além de estar localizado em uma área nobre, é importante que a região tenha fácil acesso a comércios e serviços que facilitem a vida dos moradores do bairro, como farmácias, mercados, centros comerciais e escolas.


Adquirir um imóvel com todas as características de um empreendimento de alto padrão, mas que não está localizado em um bairro adequado, pode fazer com que ele não seja valorizado com o passar do tempo.


Dessa maneira, para que o bem seja considerado um bom investimento e tenha uma valorização significativa, ele deve estar situado em um local reconhecidamente privilegiado na cidade onde haja opções de compra.


2.2 Acabamentos de primeira linha

Um dos grandes diferenciais de um imóvel de alto padrão é o seu acabamento, pois, para que o empreendimento se enquadre na categoria, os melhores materiais devem ter sido usados durante a sua construção.


O acabamento, em geral, é a etapa que define o padrão de uma propriedade, pois é nesse momento que detalhes como revestimentos, pisos, louças e metais são definidos.


No caso dos imóveis de alto padrão, são escolhidos produtos diferenciados — como pedras naturais, madeiras nobres, obras de arte, mármore importado e projeto de paisagismo — até mesmo para as áreas comuns do local, a fim de proporcionar a beleza e o acabamento que os compradores procuram nos empreendimentos da categoria.


Assim, todos os componentes do imóvel devem ser de primeira linha, desde as paredes até os pisos utilizados, o que garante a durabilidade, o bom gosto e a elegância de todos os ambientes.



2.3 Segurança

A segurança costuma ser uma das maiores preocupações das pessoas que buscam um imóvel de alto padrão, e o mercado, percebendo essa necessidade, busca investir nesse ponto. Dessa forma, em geral, os empreendimentos da categoria contam com sistemas de segurança modernos, completos e eficazes.


Diversos equipamentos são instalados com o objetivo de assegurar a integridade dos moradores, como câmeras de vigilância em locais estratégicos, alarmes modernos e identificação por biometria para a entrada no local.


Os imóveis de alto padrão, geralmente, estão situados em condomínio de luxo, que contam com normas que visam garantir a tranquilidade e a paz de seus moradores.


Os funcionários também passam por treinamentos adequados, e é comum que os empreendimentos disponibilizem portaria com funcionamento 24 horas por dia, protocolos de entrada e saída, além de controle e identificação de visitantes. Logo, todos os serviços são prestados eficazmente, para que pessoas estranhas não tenham acesso aos imóveis.


2.4 Recursos tecnológicos

A utilização de recursos tecnológicos de última geração, que visam proporcionar praticidade e conforto para os habitantes do condomínio, é mais um dos atrativos dos imóveis de alto padrão.


Na prática, isso quer dizer que o mercado imobiliário investe em itens mais caros em sua infraestrutura, como ar-condicionado, elevadores modernos, portões de acesso, sensores de presença nas luzes, portões eletrônicos, câmeras, alarmes de segurança, televisores e leitores biométricos para abertura de portas em vez de chaves. Muitas vezes, é possível encontrar até mesmo internet sem fio à disposição dos moradores nas áreas comuns do empreendimento.

Além disso, hoje em dia, existem aplicativos que possibilitam que os moradores controlem diversos itens do imóvel a distância, utilizando um tablet ou celular. Assim, é possível fechar as janelas, ligar e desligar luzes e ar-condicionado, por exemplo, sem estar dentro de casa.


2.5 Arquitetura diferenciada

Os imóveis de alto padrão buscam fornecer uma experiência exclusiva e arquitetura diferenciada por dentro e por fora. Esse é um cuidado importante nos empreendimentos da categoria e, por essa razão, eles costumam ser desenhados e assinados por profissionais renomados.


Dessa maneira, todos os detalhes do condomínio, como fachada, portaria, áreas comuns e de lazer, são pensados por artistas, arquitetos e designers, a fim de disponibilizar ambientes que proporcionem exclusividade e beleza.


Especialmente os empreendimentos recém-construídos se preocupam com esse fator, pois o imóvel com arquitetura diferenciada costuma ter uma valorização acima da média e, dessa forma, é um bom negócio para quem o adquirir.


2.6 Área de lazer

Grande parte dos empreendimentos de luxo estão inseridos em condomínios que contam com estrutura interna e opções de divertimento no local. Assim, para garantir a valorização do imóvel e o bom investimento, as áreas de lazer devem manter o padrão elevado dos imóveis da categoria.


É importante que o local conte com espaços diferenciados, como piscinas aquecidas, spa, sala de cinema e academia completa, sendo que esses itens são, em geral, definidos de acordo com o perfil do cliente do empreendimento.


As áreas de lazer de um imóvel de alto padrão têm o objetivo de proporcionar momentos de diversão aos moradores, sem que eles precisem se deslocar para um clube.


Além disso, tais detalhes das áreas de lazer costumam apresentar um diferencial para o empreendimento, que, em geral, o valorizam bastante, distinguindo os imóveis de luxo das demais opções do mercado.



3. Por que investir em imóvel de alto padrão?

Um imóvel de alto padrão apresenta diversos benefícios, pois, como vimos, a qualidade em detalhes é uma das vantagens que somente um empreendimento de nível elevado é capaz de proporcionar.


Desse modo, as unidades de alto padrão não apresentam, em geral, erros que são comuns em empreendimentos tradicionais, principalmente com relação a elementos internos, revestimentos, entre outros, em razão da utilização de materiais de primeira linha e da contratação de profissionais qualificados e especializados para a construção, o que diminui a necessidade de os moradores realizarem substituições ou reparos no futuro.


Além disso, outro ponto de extrema relevância é que as propriedades de alto padrão contam com grande potencial de valorização. Por essa razão, elas são boas opções até mesmo para aqueles que desejam apenas investir no ramo.


Outro fator importante é que os empreendimentos de alto padrão têm bastante demanda no mercado imobiliário brasileiro, sendo que é possível evidenciar essas informações quando pensamos que, mesmo durante a crise econômica, eles continuam sendo procurados.


Isso ocorre porque muitos indivíduos desejam residir em um local bonito e confortável; assim, os imóveis que reúnem essas características — como os de alto padrão — garantem interessados em qualquer época.


Aplicar dinheiro no ramo imobiliário de alto padrão significa ter um investimento seguro, pois o comprador deixa de se preocupar com flutuações no mercado financeiro ou até mesmo com a falência de entidades financeiras, uma vez que, em outras aplicações bancárias, se a instituição for à falência, é possível perder significativas quantias.


Por fim, empregar o capital em imóveis de luxo também é uma boa alternativa para quem pretende construir um patrimônio e deixá-lo de herança para os filhos e netos.


Portanto, investir em imóveis de alto padrão, além de proporcionar uma moradia de qualidade e que, em geral, não apresenta problemas estruturais, ainda garante condições vantajosas em uma futura locação ou lucros em uma eventual venda, pois os imóveis da categoria costumam ficar em alta no mercado imobiliário.



4. Como escolher um imóvel de alto padrão para investir?

Agora você já sabe que investir em um patrimônio diferenciado e exclusivo no mercado tem diversas vantagens e chances de valorização do bem, que pode ser vendido depois de alguns anos por um custo maior. No entanto, é comum surgirem dúvidas no momento de escolher um imóvel de alto padrão para fazer o investimento. Veja, então, como aplicar seu capital nesse tipo de empreendimento!


4.1 Imóveis em condomínio

Os imóveis de alto padrão, tanto as casas como os apartamentos, costumam estar localizados em condomínios. Isso ocorre porque, em geral, os condomínios proporcionam muito mais segurança aos moradores que, especialmente em razão de seu poder aquisitivo elevado, se preocupam com essa questão.

Sendo assim, os condomínios costumam contar com seguranças, câmeras, alarmes, portaria 24 horas e outros itens que visam proteger o patrimônio dos moradores e garantir a segurança de todos.


4.2 Imóveis na planta

Todas as categorias de imóveis, até mesmo os de alto padrão, costumam ser mais baratos do que aqueles que estão prontos. Dessa maneira, após a conclusão da obra de um empreendimento, o seu valor já se torna mais alto, e, se a pessoa que o adquiriu desejar vendê-lo imediatamente depois de seu término, já é possível obter um bom lucro.

No mais, imóveis na planta proporcionam condições de pagamento mais vantajosas, uma vez que o seu valor pode ser pago durante a execução da obra.


4.3 Imóveis para alugar

As pessoas que desejam ganhar dinheiro com empreendimentos de alto padrão devem cogitar a ideia de adquiri-los para alugá-los. Contudo, para tanto, é fundamental realizar a escolha do imóvel certo, verificando os locais onde há mais procura.


4.4 Outros

Ainda há a possibilidade de investir em casas ou unidades usadas de alto padrão. No entanto, é válido ressaltar que é preciso tomar mais cuidado com os imóveis dessa categoria, pois é preciso avaliar itens como as condições em que o bem se encontra, o seu estado de conservação e a idade.


Se o empreendimento do seu interesse for muito antigo, o ideal é contar ainda com o auxílio de um perito para realizar a sua avaliação, porque essa é a única maneira de saber se o valor pedido pelo bem é o preço que ele realmente vale.


Dessa forma, a fim de evitar tais problemas, as pessoas que não querem comprar imóveis de alto padrão na planta (seja por não quererem esperar o término da obra, seja por qualquer outro motivo) devem adquirir os que já estão construídos, mas que são novos, pois, assim, existe a certeza de que não foram deteriorados.



5. Quais são as vantagens de um imóvel de alto padrão?

Se você ainda tem dúvidas sobre se vale a pena investir no ramo imobiliário de luxo, vamos elencar alguns benefícios que as pessoas têm quando apostam na compra de imóveis de alto padrão. Confira!


5.1 Elevada lucratividade e rentabilidade

Adquirir imóveis de alto padrão é um investimento que dá retorno e oferece baixo risco, porque nem as instabilidades e as mudanças econômicas são capazes de alterar drasticamente o setor.


Os imóveis dos demais padrões não costumam apresentar a mesma lucratividade, pois a valorização do bem não ocorre da mesma forma como acontece com um empreendimento de luxo. Assim, as pessoas que desejam ter lucro e rentabilidade e podem entrar no segmento têm grandes chances de obter um bom retorno financeiro.


Mesmo que tais empreendimentos exijam um investimento inicial mais elevado, o seu retorno vale a pena. Nesse caso, é preciso pagar pelo bem uma única vez e, posteriormente, alugá-lo para auferir uma renda mensal ou vendê-lo por um valor superior ao que foi pago no início.


5.2 Alto valor agregado

A elevada valorização dos imóveis de alto padrão se dá, especialmente, em razão do enorme valor agregado a eles durante sua construção e de seu design exclusivo — itens que costumam chamar a atenção até mesmo dos clientes mais exigentes.

Contudo, não é apenas o conjunto de detalhes estéticos de bom gosto (que, em geral, são escolhidos por profissionais renomados e bem requisitados no mercado) que valorizam o imóvel, mas também toda a sua infraestrutura.

Logo, quem compra um empreendimento de alto padrão não obtém somente um imóvel, mas também adquire a elegância, o bom gosto, o conforto, o design e a exclusividade que o local proporciona.


5.3 Mercado que cresce constantemente

Ter condições de adquirir um imóvel desse padrão é um benefício, afinal, muitas pessoas desejam residir em um local diferenciado e projetado, pensado no bem-estar de seus moradores.


Por essa razão, os compradores desse tipo de empreendimento não enfrentam dificuldades para vender ou alugar seu imóvel. Assim, ao contrário de outros segmentos imobiliários, o de alto padrão não costuma entrar em crise.


Inclusive, de acordo com o Sindicato da Habitação do Distrito Federal (SECOVI/DF), a crise econômica que o Brasil enfrentou nos últimos anos não influenciou o setor de imóveis de alto padrão. Uma pesquisa mostrou que, em 2015, momento em que o mercado imobiliário dos demais segmentos enfrentou uma grande crise em todo o país, as vendas dos empreendimentos de alto padrão cresceram 32% em relação ao mesmo período de 2014.


Isso ocorre porque, mesmo nos períodos em que as instituições financeiras limitam o valor da concessão de crédito em razão da recessão financeira, aqueles que pretendem adquirir empreendimentos de alto padrão contam com recursos próprios para pagar a maior parte do custo do imóvel, sem depender de um financiamento imobiliário, por exemplo.



6. Como escolher a melhor construtora para ter seu imóvel de alto padrão?


Especialmente no caso dos imóveis de alto padrão, a construtora responsável pelo empreendimento é muito importante, uma vez que as imobiliárias apenas realizam a intermediação da compra e venda, mas é a construtora que fica encarregada dos demais quesitos, inclusive da negociação contratual.


Por isso, aqueles que desejam adquirir um imóvel de alto padrão no litoral norte de São Paulo, como na cidade de Ubatuba, podem contar com a A3 Construtora e Incorporadora, uma empresa sólida e atualizada, referência na construção civil que alia a experiência à capacidade criativa.


Além disso, a A3 Construtora e Incorporadora tem o objetivo de criar relacionamentos duradouros e, portanto, visa à satisfação completa de seus clientes. No mesmo sentido, por contar com uma equipe profissional, capacitada e ágil, prioriza a pontualidade da entrega de cada um de seus empreendimentos.


Como vimos, adquirir imóveis de alto padrão é uma ótima opção para as pessoas que desejam investir seu dinheiro em bens de excelente qualidade, duráveis e, ainda, ter um bom retorno financeiro. Contudo, é igualmente importante escolher uma construtora confiável para ter a assessoria de profissionais de confiança e evitar problemas no futuro.


Se você deseja comprar um imóvel de alto padrão, nós podemos ajudá-lo. Entre em contato conosco para fornecermos o suporte necessário!

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page