top of page
Buscar
  • Foto do escritora3construtora

Venda de imóveis em Ubatuba tem se tornado um negócio promissor nos últimos anos.


Devido à expansão do turismo, Ubatuba vem se destacando no cenário imobiliário do litoral norte de São Paulo. Bons ventos cercam a região e consolidam o setor como um dos negócios mais promissores para quem está disposto a investir. O aumento na venda de imóveis na cidade, inclusive, é o reflexo natural dessa boa fase.


Neste post, vamos explicar como funciona a compra e venda de imóveis e de que forma é feito o processo burocrático desse tipo de transação. Além disso, mostraremos também os motivos que fazem com que Ubatuba se sobressaia nesse mercado em meio ao momento de crise.


Por que investir na venda de imóveis?


Investir em imóveis sempre foi uma alternativa segura e rentável. No entanto, o cenário de crise que assola o país parece não favorecer esse tipo de investimento e pode assustar um pouco quem não está acostumado a ele. De fato, as incertezas do mercado podem gerar desconfianças e afastar os retornos esperados, mas nem por isso a compra e venda de imóveis deve ser deixada de lado.


Mesmo em meio a esse cenário, o investimento em imóveis continua sendo a opção mais lucrativa e vantajosa, já que eles não se desvalorizam tanto quanto outros tipos de bens. Afinal, algumas regiões não param de crescer mesmo com o mercado desestabilizado. O segredo, então, é apostar em cidades-chave e boas localizações, onde a renda é praticamente certa, e Ubatuba está entre elas.


Por que escolher Ubatuba?


Localizada a aproximadamente 225 quilômetros de São Paulo e na divisa com a cidade histórica de Paraty, no Rio de Janeiro, Ubatuba está em contínua evolução no cenário nacional já há alguns anos. Sua principal fonte de renda é o turismo: cidade de praia, vegetação nativa e lugares paradisíacos que não param de atrair visitantes. Acompanhados dessa tendência estão também os investimentos de infraestrutura, que ajudam a consolidá-la na rota do turismo brasileiro.


O que faz de Ubatuba um dos destinos mais procurados por turistas locais e estrangeiros é o fato de que também atrai o olhar curioso de investidores imobiliários. Afinal, a cidade possui várias características peculiares que explicam esse interesse:

  • Possui mais 100 praias;

  • abriga cerca de 20 ilhas paradisíacas;

  • abrange 90% de preservação de Mata Atlântica intocada;

  • é a capital do surf devido às ondas que lhe deram fama internacional;

  • voltou a integrar a rota de cruzeiros e gigantes navios que saem da Europa.

Todos esses motivos colocam Ubatuba na contramão da crise econômica e política que o Brasil vem enfrentando. Logo, com um cenário desfavorável por todos os lados, saber investir é o segredo de uma rentabilidade promissora.


A boa fase para investir em imóveis em Ubatuba envolve, basicamente, a alta valorização da localidade. Isso ocorre por vários motivos.


O primeiro deles diz respeito ao próprio mercado desfavorável. Como muita gente acha que este não é o momento correto para investimentos, o setor cresce justamente com base na baixa procura. Como consequência, os preços estão mais baixos, e a possibilidade de negociação é maior.


Segundo, em relação ao caso específico de Ubatuba, pode-se afirmar que o crescimento imobiliário da cidade não está conseguindo acompanhar a evolução turística que se eleva aos poucos — inicialmente, com a reabertura do píer para atracar os navios de cruzeiro, depois, com a reforma de ampliação do aeroporto, que começa a gerar reflexos na rede hoteleira.


Portanto, quem tem dinheiro disponível para investir deve olhar Ubatuba com mais atenção.


Quais processos burocráticos são obrigatórios para que a transação aconteça?


Em geral, o processo de venda de imóveis, assim como de qualquer transação imobiliária, segue o mesmo trâmite.


A escritura

Primeiro, após negociar e acertar os valores de compra e venda, é preciso formalizar a escritura do imóvel no cartório de registro de imóveis. É nesse documento que consta todo o histórico do bem: quem foram os antigos proprietários, por qual período e como ocorreu o processo de venda.


É por meio da escritura que a transferência de titularidade entre os proprietários é feita. Se o bem foi vendido à vista, por exemplo, o tabelião lavrará a escritura pública do imóvel. Porém, se a aquisição ocorreu a prazo, o documento emitido será um instrumento particular de compra e venda.


Vale ressaltar que, caso o imóvel tenha sido adquirido na planta, a preço de custo, a escritura é feita somente após o término da obra. Antes disso, o imóvel não tem escritura, portanto não é registrado em cartório. Nesse momento, apenas o contrato feito com a construtora é suficiente.


Independentemente do tipo de documentação gerada, o valor de compra e venda será especificado para fins de base de cálculo de impostos, como o IPTU, por exemplo.


Os impostos

Após a escritura, o próximo passo é pagar o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), tributo de responsabilidade da pessoa que adquiriu o bem.

O valor desse imposto pode variar para cada tipo de transação. Afinal, ele é calculado conforme o custo do imóvel, e a porcentagem de pagamento difere em cada Estado — em São Paulo, por exemplo, é de 2%.


O Registro Geral de Imóveis

Por fim, o novo proprietário deve procurar novamente o cartório ao qual o imóvel está vinculado para fazer o registro oficial do seu nome como possuidor e realizar a transferência de propriedade, de fato.


Como é possível perceber, não se pode generalizar a situação dos processos de compra e venda de imóveis devido a um cenário nacional desfavorável. Se o investidor focar os locais de crescimento que se destacam em meio à crise, o investimento pode ser rentável e mais lucrativo do que se espera para um momento como esse.


No entanto, é preciso estar atento: esse tipo de cenário precisa da supervisão de quem entende do assunto e acompanha a flutuação do mercado há mais tempo. Além disso, conhecer bem a região na qual se pretende investir na compra e venda de imóveis é outro requisito indispensável do profissional que o ajudará nesse desafio.


Valeu a pena entender como o mercado de Ubatuba é favorável para investir em imóveis neste momento? Então, entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo nesse processo!

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page